quinta-feira, 26 de maio de 2011

Médicos pedem o fim do palhaço Ronald Mcdonald

Médicos nos Estados Unidos, apoiados pela ONG Corporação de Responsabilidade Internacional, pedem que a rede de lanchonetes McDonald´s acabem com um de seus maiores símbolos, o palhaço Ronald McDonald.

Um dos argumentos publicado em carta nos jornais do país é que desde o surgimento do palhaço com sapatos em formato de hambúrguer, em 1963, a saúde das crianças piorou.

Os médicos e a ONG afirmam que a obesidade infantil triplicou nos últimos 30 anos nos EUA. Hoje, uma criança em cada três crianças daquele país tem excesso de peso ou é obesa.

A carta pede ao McDonald`s o fim dos brindes em seus "lanches felizes", pois consideram ser uma tática de marketing predatório. Eles afirmam que os sanduíches são calóricos, gordurentos e com excesso de sal.

Segundo a Agência France Presse, O McDonald´s – maior cadeia de fast food do mundo - já se manifestou. A empresa sustenta que “Ronald é um embaixador a serviço do bem, que dá mensagens importantes às crianças sobre segurança, alfabetização e um estilo de vida ativo e equilibrado".

No Brasil, em 2009, o Ministério Público Federal de São Paulo entrou com pedido na Justiça para que as lanchonetes McDonald`s, Bob`s e Burger King suspendam a venda de promoções que combinem lanches e brinquedos.

Aqui como nos Estados Unidos cresce o consumo de produtos que fazem mal à saúde e levam à obesidade desde a infância. Outra frente para impedir o avanço destes problemas é a regulamentação de publicidade dirigida às crianças. (pulsar/notaderodapé)


lc
24/05/2011

Nenhum comentário: