quinta-feira, 26 de maio de 2011

Adventistas - Biblioteca teológica já está disponível na Internet

O Simpósio Teológico-Bíblico, promovido pelo Seminário Latino-Americano Adventista de Teologia (SALT), que se encerra nesta segunda-feira, dia 23,em Foz do Iguaçu, no Paraná, é a oportunidade de consolidar as crenças da denominação e torná-las públicas ao maior número possível de interessados.

É por isso que esteve presente no evento, também, o diretor associado do Instituto de Pesquisas Bíblicas, o porto-riquenho Dr. Ángel Rodríguez. O Instituto de Pesquisas Bíblicas (IPB) está ligado à Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia e tem a responsabilidade por zelar pelas doutrinas que os adventistas defendem em todo o planeta. Em entrevista à Agência Adventista Sul-Americana de Notícias (ASN), Rodríguez admite que essa unidade de pensamento teológico é um grande desafio devido às diferentes culturas e credita essa coesão à atuação do Espírito Santo.

Cinco teólogos do IPB, localizado nos Estados Unidos, e outros 40 que formam um grupo maior e que colaboram constantemente com artigos e sugestões, trabalham para preservar e divulgar o que creem os adventistas do sétimo dia. Além disso, são os responsáveis pela defesa ou apologia dessas crenças sempre que há algum tipo de questionamento. “Trabalhamos para essas crenças sejam relevantes nos tempos atuais”, destaca Rodríguez. O resultado de parte de todo esse material produzido, o que inclui, por exemplo, para citar algo mais recente, com respeito a profecias de Daniel e Apocalipse, é disponibilizado em um site do Instituto e que pode ser acessado por qualquer interessado.

Quanto aos planos futuros, o teólogo que chefia o IPB afirma que a ideia é fortalecer comissões bíblicas de pesquisa a fim de estimular a unidade teológica, doutrinária e de missão adventista no mundo. Hoje seis grandes regiões administrativas chamadas de divisões já atuam dessa maneira, mas o objetivo é chegar a treze regiões. Outro trabalho que continua a ser feito pelo Instituto, em parceria com a área de Liberdade Religiosa, é a conversação com outras denominações religiosas no sentido de apresentar-lhes as crenças adventistas sempre que solicitado.

Fonte: ASN, Felipe Lemos

Nenhum comentário: