segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Mulheres obesas têm dez vezes mais risco de sofrerem enfarto do que homens


Estudo mostrou que 58% das mulheres avaliadas eram hipertensas, contra 37% dos homens Do R7

Mulheres obesas e hipertensas, com colesterol alto ou outros problemas cardíacos, correm dez vezes mais risco de sofrerem um ataque do coração, como enfarto, do que homens nessa mesma condição. Este é o resultado de um estudo realizado pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, de São Paulo.

A pesquisa, liderada pelo nutrólogo Daniel Magnoni, responsável pelo Ambulatório de Nutrição do Dante Pazzanese, avaliou 1.304 pacientes maiores de 18 anos. Destes, 450 eram homens e 854, mulheres. Todos foram analisados em início de tratamento, com utilização de medida de peso, estatura e circunferência abdominal. Também foi observada a presença de fatores de risco cardiovascular.

Os resultados indicam que 98% das mulheres avaliadas tinham circunferência abdominal muito elevada (acima de 88cm), contra 87,7% entre os homens - para o sexo masculino, a circunferência abdominal é considerada elevada a partir de 102 cm. Do total de mulheres, 58% eram hipertensas, contra 37% dos homens.

A comparação também mostrou que pacientes obesos, homens e mulheres, possuem nove vezes mais chances de terem um evento cardiovascular do que os pré-obesos. E que os hipertensos têm 2,5 vezes mais risco de sofrerem um ataque do coração do que as pessoas que não têm pressão alta.

Na opinião de Magnoni, coordenador do estudo, a mudança de hábitos alimentares é fundamental para prevenir problemas como estes.

- Esse estudo reflete que a alimentação inadequada desses pacientes, rica em açúcares, gordura e sódio, pode ser a fonte primária para a elevação do risco cardiovascular, causando obesidade e hipertensão.

Fonte: R7

Nenhum comentário: