segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Catástrofe: Ciclone faz 180 cidades decretarem emergência no RS

Mais de 6.000 saíram de suas casas por causa dos estragos causados pelo vento e pelas chuvas
Do R7

O ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul no último sábado (12) deixou 180 cidades em situação de emergência, segundo informou o último boletim da Defesa Civil Estadual. Mais de 6.000 pessoas tiveram que sair de suas casas, em razão das dos estragos causados pelos fortes ventos e pela água.

Desde o dia 10 de novembro, quando teve início mais um período de chuvas fortes no Rio Grande do Sul, cerca de 345 casas ficaram destruídas e outras 15.580 ficaram danificadas. Até agora, oito pessoas morreram por causa dos temporais no Estado.

Em Porto Alegre, o ciclone trouxe rajadas de até 100 quilômetros por hora e provocou a queda de árvores, destelhamentos e deixou mais de 37 mil pessoas sem abastecimento de energia. A área mais atingida pelo vendaval foi a zona sul da capital, onde moradores tiveram também dificuldades de entrar em contato com o telefone de serviço da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica) que, segundo a assessoria de comunicação da empresa, passou a tarde com as linhas congestionadas devido ao grande número de gaúchos sem luz.

Já na orla de Guaíba, no bairro Ipanema, ondas de até meio metro de altura cobriram a faixa de praia, o calçadão e a pista da avenida Guaíba, que ficou interditada. A água chegou a invadir alguns pátios de casas. A fúria das águas atraiu moradores para o local, que tiravam fotos e olhavam incrédulos o fenômeno.

Fonte: R7

Nenhum comentário: