segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Sonda Cassini capta figuras geométricas misteriosas em Saturno

Cientistas vão analisar imagens porque ainda não sabem como o hexágono se forma

É a primeira vez que imagens desse tipo são registradas no Polo Norte de Saturno.
O Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês), da Nasa (agência espacial americana) informou nesta quarta-feira (9) que a sonda Cassini, que também pertence à Agência Espacial Europeia (ESA), captou imagens de círculos sobrepostos e outras formas geométricas que não tinham sido detectadas até agora no Polo Norte de Saturno.

As figuras estão em um misterioso formato hexagonal no Polo Norte do planeta e foram descobertas pela sonda Voyager da Nasa há 30 anos.

Kevin Baines, cientista especializado em temas atmosféricos do JPL, disse que as imagens revelam algo inédito.

- Trata-se de uma das coisas mais estranhas que já vimos em todo o sistema solar.

As imagens do hexágono, criado pelos feixes de luz que surgem do polo, revelam círculos que compartilham o mesmo centro e outras formas geométricas que ainda não tinham sido detectadas.

O hexágono onde estão localizadas as figuras fica no Polo Norte de Saturno, a 77 graus de latitude, e seu diâmetro seria duas vezes o da Terra.

As câmeras da sonda, que têm maior resolução que as da Voyager, registraram as imagens do hexágono em janeiro, quando o planeta chegava a seu equinócio, época em que o dia tem exatamente a mesma duração da noite.

Os cientistas do JPL combinaram 55 imagens para criar um mosaico. Eles querem descobrir agora o que provoca a formação do hexágono, de onde surge sua energia e por que ele durou por tanto tempo. Além disso, estão interessados em resolver o mistério sobre uma grande mancha escura que aparece nas imagens em infravermelho captadas pela sonda.

Baines disse que como Saturno não tem massas oceânicas ou de terra que compliquem o sistema meteorológico como ocorre na Terra, suas características dão aos cientistas boas condições para estudar os padrões de circulação atmosférica.

- Agora que podemos ver ondulações e formas circulares em vez de manchas no hexágono, podemos tratar de resolver mistérios que nos ajudarão a responder dúvidas em nosso próprio planeta.

"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."

Fonte: R7 - Foto: NASA

Nenhum comentário: