terça-feira, 19 de julho de 2011

Estudo indica que a web afeta a memória

Localização é mais lembrada que conteúdo


O uso da internet, principalmente dos mecanismos de busca, está afetando a maneira pela qual as pessoas lembram das informações, de acordo com estudos da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.

Segundo um dos pesquisadores, os efeitos da internet na memória ainda não foram devidamente entendidos, mas segundo eles, o estudo mostra que a web já está se tornando nosso principal sistema de armazenamento de informações.

Os cientistas partiram da ideia de que as pessoas não precisam lembrar de informações que podem facilmente ser encontradas na internet, assim como estudantes não se lembrarão de informações que acham que não entrarão em uma prova.

O primeiro experimento pedia que os participantes escrevessem 40 pequenas informações em um computador. Metade deles achava que as informações ficariam salvas na máquina, enquanto a outra metade pensava que elas seriam apagadas. Os que achavam que perderiam o que escreveram tiveram mais facilidade de lembrar o que tinham feito. O segundo experimento foi feito para determinar como o acesso ao computador afetava o que as pessoas lembravam. Os participantes tinham que lembrar o que tinham escrito antes e em qual das cinco pastas criadas no computador as informações estavam salvas. O resultado mostrou que lembrar onde o arquivo estava guardado era mais fácil do que recordar o que estava dentro do documento.

Escrito por * Com agências internacionais

Nenhum comentário: