segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

PREPARADOS PARA A CONQUISTA

Introdução:

Preparado é dispor com antecedência, de tudo o que for necessário para uma conquista, isto inclui todo o apoio logístico bem como instruções e habilidades. Todo preparo tem um objetivo, porem, nem sempre os objetivos são antecedidos por um preparo.

Neste Estudo estaremos extraindo lições de um verdadeiro preparo espiritual através da experiência de um grande líder chamado Josué. Js 1.10,11. “Então, deu ordem Josué aos príncipes do povo, dizendo: Passai pelo meio do arraial e ordenai ao povo, dizendo: Provede-vos de comida, porque, dentro de três dias, passareis este Jordão, para que entreis na terra que vos dá o Senhor, vosso Deus, para a possuirdes”. Podemos notar que o alimento foi mencionado de maneira a indispensável para o preparo do povo. Sabemos que o texto faz referencia a um episódio ocorrido literalmente portanto se trata de alimento materialmente falando, porem, toda Palavra Divina tem como objetivo nos despertar para a vida espiritual.

Vejamos pois a ordem dos eventos
Moisés, tirou o povo da escravidão do Egito Êx 3.16,17 “Vai, ajunta os anciãos de Israel e dize-lhe: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me apareceu, dizendo: Em verdade vos tenho visitado e visto o que vos tem sido feito no Egito. Portanto, disse eu: Far-vos-ei subir da aflição do Egito,para a terra do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, doheveu e do jebuseu, para uma terra que mana leite e mel”.

Jesus também foi enviado para nos livrar da escravidão do pecado Hb9. 26, 28. “Ora, neste caso, seria necessário que ele tivesse sofrido muitas vezes desde a fundação do mundo; agora, porem, ao se cumprirem os tempos, se manifestou uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado. Assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam paras a salvação”.

Então já saímos da escravidão do Egito ( mundo) Rm 6.17. “Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues;”.

Vemos, pois agora que assim como Moisés apenas tirou o povo do Egito, mas não pode acompanhar o povo a te a terá prometida, mas deixou um substituto legal no caso Josué, o qual preparou o povo para a conquista da terá prometida. Assim também Jesus nos livrou do cativeiro do pecado nos tirou do mundo das trevas para sua gloriosa luz, contudo, não nos introduziu ainda na terra prometida, porem, não nos tem deixado só, Ele prometeu o Espírito Santo que como um substituto legal conduz a igreja à terá prometida.

Estamos em um estado intermediário; “amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é”. 1 Jo 3.2.

Isto significa que estamos no mundo, enquanto que Jesus morreu ressuscitou e foi recebido no céu, podemos ver que em sua oração sacerdotal ele já ora como se estivesse no céu. “Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou pra junto de ti. Pai santo, guarda-os no teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós”.Jo 17.11. Ele foi mas como já vimos ele nos deixou o espírito Santo, “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós” Jo 14.16,17.

Deus nos mandou um encorajador, que nos da força, que nos prepara em santificação do Espírito Santo, “Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do espírito e fé na verdade” 2 ts 2.13.
Retornando a oração sacerdotal que Jesus fez pelo seu povo pode ver: “Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” Jo17.15-17.

Agora podemos voltar a narrativa em Josué, “Passai pelo meio do arraial e ordenai ao povo, dizendo: Provede-vos de comida, porque, dentro de três dias, passareis este Jordão, para que entreis na terra que vos dá o Senhor, vosso Deus, para a possuirdes”Js 1.11. Ai fala do Rio Jordão, e sabemos que se trata de um Rio famoso por várias razões destacaremos apenas duas delas; O Rio Jordão é o único rio no mundo que é formado por quatro nascentes, o que isso nos mostra? Pelo estudo da numerologia sabemos que o n 4 representa o n do mundo podemos ver nas referencias bíblicas os quatros ventos Ez 37.9; Dn 7.2 e 8.8; podemos ver também os quatros cantos da Terra Is 11.12; AP 7.1; 20.8 e também os quatro Reinos Mundiais Dn 7.17. Então podemos considerar que o Rio Jordão pode representar o Mundo.

Bispo Arnaldo de Oliveira

Nenhum comentário: