segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Morre a sexta vítima do acidente com o bonde de Santa Teresa


RIO - Alcides de Abreu Gonçalves, de 73 anos, morreu no Hospital Badim, na Tijuca, na Zona Norte do Rio, às 21h40m deste domingo. Ele é a sexta vítima do acidente com o bonde de Santa Teresa, no Rio, que causou a morte de outras cinco pessoas e deixou mais de 50 feridos no último dia 27 .
Crea vistoria bonde que descarrilhou em Santa Teresa (Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo)
Segundo a assessoria de imprensa do hospital, ele estava internado desde o dia 28 de agosto na unidade, onde ficou no Centro de Terapia Intensiva (CTI). Alcides morreu em decorrência de complicações clínicas causadas por um traumatismo cranioencefálico.
Na chegada à emergência do Hospital Badim, Alcides apresentava traumatismo craniano com lesão hemorrágica, causada por contusão cerebral. Desde esse dia, permaneceu em estado gravíssimo no CTI, onde teve complicações pulmonares.

Nesta segunda, a polícia vai ouvir sete funcionários e o engenheiro da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes (Central), responsável pelos bondes de Santa Teresa. O depoimento do engenheiro é considerado o mais importante do dia, e está previsto para as 14h.
O Ministério Público estadual propôs, na última sexta-feira, a implementação de um programa extrajudicial de indenizações às vítimas de acidentes com bondes em Santa Teresa . A proposta foi feita durante a reunião marcada pelo MP com representantes do governo para discutir a situação do serviço. Convidados a participar do encontro, o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, e Rogério Onofre, interventor nomeado pelo governador Sérgio Cabral para solucionar o problema dos bondes, alegaram compromissos profissionais e não compareceram ao encontro. Apenas o presidente da Central, Sebastião Rodrigues, compareceu.
- Entendo que este também seria um compromisso profissional que, diante das circunstâncias, é primordial. Demos a oportunidade a eles de dar suas versões. E para nós seria importante ouvi-los neste momento - lamentou Carlos Andresano, que instaurou um inquérito para investigar o acidente e não descarta a convocação do secretário no decorrer do inquérito.
Para o MP, um programa extrajudicial de indenizações poderia minimizar o sofrimento de vítimas e parentes, evitando que tenham que recorrer à Justiça para exigir a reparação de danos sofridos. Na reunião, o presidente da Central afirmou que o estado já vem prestando assistência às vitimas, arcando com funerais, assistência médica e psicológica e despesas com traslado de corpos. De qualquer forma, o procurador-chefe de Serviços Públicos da Procuradoria-Geral do Estado, Flávio de Araújo Willeman, também presente à reunião, afirmou que a proposta depende da conclusão dos laudos técnicos que apontarão as razões e responsabilidades pelo acidente.
Em nota , o governador Sérgio Cabral afirmou que lamenta profundamente o acidente. Cabral ainda determinou que a Secretaria de Transportes conduza um plano de modernização dos bondes. Segundo ele, "as providências cabíveis serão tomadas, conforme o laudo final".
Engenheiros do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) que vistoriaram o bonde acidentado constataram que, em vez de parafuso, um pedaço de arame prendia uma peça próxima a uma das sapatas de freio . Segundo o engenheiro Luiz Carlos Cosenza, a superlotação do bonde não seria o único motivo para o acidente. Ele alertou que o desgaste de peças e a falta de manutenção podem ter causado o descarrilamento. Equipes do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) fizeram a perícia do veículo e também constataram desgaste nas peças. O laudo deve sair em 30 dias.
- Não deveria ter arame de forma nenhuma, mas não acredito que isso tenha sido a causa do acidente. No entanto, mostra o grau de degradação do sistema de bondes no Rio de Janeiro - ressaltou o engenheiro do Crea.
Na semana passada, a Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa (Amast) divulgou uma nota em seu site em que classifica o acidente como uma tragédia anunciada. A Amast culpa o governo do estado por omissão e descaso com o sistema de bondes no bairro.
No momento do acidente, o bonde estava com excesso de passageiros: 62, enquanto o máximo permitido são 40. Quatro vítimas do acidente morreram na hora e uma chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Entre os mortos, estava o motorneiro que conduzia o veículo e que fazia aniversário naquele dia.
Embora seja o mais grave, este não é o primeiro acidente com o transporte em Santa Teresa. Em junho, o turista francês Charles Damien Pierson morreu após despencar de um bonde que passava sobre os Arcos da Lapa . Ele viajava no estribo quando escorregou e caiu de uma altura de aproximadamente 15 metros.
Em 2009, a professora Andreia de Jesus Resende, de 29 anos, morreu e outras dez pessoas ficaram feridas após um bonde perder o freio numa ladeira de Santa Teresa e ser atingido por um táxi. Ao deixar o veículo em pânico, a professora foi atropelada por um ônibus.

Fonte: O Globo Online
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/09/05/morre-sexta-vitima-do-acidente-com-bonde-de-santa-teresa-925285879.asp#ixzz1X6Ih1IV7 
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. 

Nenhum comentário: