segunda-feira, 23 de maio de 2011

Milhares de pessoas tomam as ruas na Espanha para protestar

Uma série de protestos contra a política nacional e as condições sociais do país tomam conta da Espanha desde o último domingo 15. As mobilizações são inspiradas pelas recentes revoltas árabes e na Grécia em meio à crise econômica internacional.

As manifestações estão sendo divulgadas pelas redes sociais na internet e organizadas por um grupo denominado Democracia Real Já. Mais de 130 mil pessoas já foram pras ruas em todo o país, acampados em principalmente em praças públicas, num movimento que se proclama apartidário e asindical.

Entre os manifestantes estão milhares de jovens, os ni ni, em uma referência aos que nem estudam nem trabalham, desempregados e integrantes de grupos sociais, que acampam em cerca de 50 cidades do país, como Barcelona, Valência, Málaga, La Coruña e Sevilha.

Os protestos criticam políticas anunciadas pelo governo espanhol, como a tentativa de salvar bancos das dívidas e o aumento da idade mínima para a aposentadoria – de 65 pra 67 anos.

O movimento, já apelidado de 15M - em referência à data em que teve início-, tinha a pretensão de seguir até o domingo 22, quando ocorreram as eleições locais na Espanha. Contudo, os protestos continuam e os participantes se recusam a comentar o resultado das eleições que deram uma vitória esmagadora para o Partido Popular que é conservador.

Mesmo com a proibição dos protestos em algumas regiões do país, inclusive em Madri, uma grande multidão se concentra na Puerta del Sol, principal praça da cidade espanhola. A polícia, no entanto, não reprimiu as manifestações temendo prejudicar os socialistas nas eleições.

Agência Pulsar - Foto: Reprodução

Nenhum comentário: