quinta-feira, 26 de maio de 2011

Médico britânico prescreve fé em Jesus aos seus pacientes e é advertido


A GMC (General Medical Council), órgão que fiscaliza o exercício da medicina no Reino Unido, advertiu Richard Scott (foto), 50, por estar prescrevendo fé em Cristo aos pacientes com parte do processo de cura.

Scott disse que vai recorrer da advertência, levando o caso à audiência pública, se preciso. Casado e pai de três filhos, ele atuou como cirurgião e missionário na Tanzânia e Índia.

O médico foi denunciado pela mãe de uma paciente de 24 anos. “Ele tentou empurrar religião para a minha filha.” De acordo com a filha, Scott disse que ela “precisava de Jesus” para se sentir melhor.

O médico contestou a argumentação da GMC de que ele está desacreditando a medicina. Ele confirmou que vinha conversando sobre Cristo com os pacientes, mas de uma maneira consensual e de acordo com a prática de outros médicos.

“Nenhum paciente disse estar ofendido com a minha recomendação [sobre fé]. Se alguém tivesse reclamado, eu teria encerrado a conversa imediatamente”, afirmou.

O médico Peter Saunders, da Christian Medical Fellowship, defendeu Scott com o argumento de que ele recorreu à espiritualidade com o propósito de ajudar a recuperação dos pacientes, e não para pregar a fé cristã. “A GMC exagerou”, disse.

A GMC, que corresponde no Brasil ao Conselho Federal de Medicina, comunicou a Scott que ele se aproveitou de pessoas em situação vulnerável para fazer proselitismo religioso. Informou que, se insistir nisso, seu registro profissional será cassado.

Com informação do Daily Mail e do General Medical Council.

Nenhum comentário: