quinta-feira, 24 de março de 2011

RADIAÇÃO - Brasil está preparado para evitar contaminação em aeroportos


O Brasil está preparado para evitar que pessoas, alimentos ou objetos contaminados pela radiação das usinas nucleares japonesas afetadas pelo terremoto no Japão contaminem também os aeroportos brasileiros. A garantia foi manifestada pelo diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), Laércio Antônio Vinhas.

“O Brasil não só está preparado como sempre esteve preparado”, disse ele na quarta-feira, 23, depois de participar de uma audiência pública no Senado. “E tão logo aconteceu o acidente no Japão, eu orientei as equipes e os nossos técnicos, para que se mantivessem preparados. Foram, então, feitas novas verificações de todos os equipamentos que possam vir a ser utilizados. Todos já foram recalibrados”, informou o diretor do Cnen.

“Estamos prontos, quer seja para monitorar pessoas, quer seja, quando necessário, para fazer as medidas em alimentos e outros produtos que venham do Japão”, acrescentou. Laércio explica que, até o momento, é muito baixo o risco de pessoas contaminadas chegarem ao Brasil, porque a contaminação atingiu, efetivamente, apenas um pequeno público.

“E as pessoas contaminadas se contaminaram de forma muito leve. Basta dizer que, em Taiwan, lá perto de onde o acidente ocorreu, estão monitorando todas pessoas. Por dia, apenas cerca de dez pessoas são detectadas com contaminações leves e são liberadas imediatamente sem sequer ficarem retidas”, informou o especialista.

Uma das razões apontadas por ele para mostrar que é reduzido o risco de os aeroportos brasileiros serem contaminados é o fato de não haver voos diretos do Japão para o Brasil.

“Essas pessoas vão descer em algum outro aeroporto, e é quase certeza de que elas vão ser monitoradas nesses outros locais. Alguns desses aeroportos, por exemplo os norte-americanos, monitoram as pessoas independentemente do acidente ocorrido no Japão, pelo receio de que alguém chegue com material radioativo e cometa algum atentado terrorista com bomba suja”, acrescentou.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: