quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O que é Amor?


Carlos Garcia Costa

- Amor: afeição profunda; afeto a pessoas ou coisas; caridade, paixão; entusiasmo; zelo; ternura; carinho.

- Afeição, do latim: affectiona = inclinação benévola. Boa disposição de ânimo para com alguém; estima; afeto.

- Sentimento: do latim: sentimentum = ato ou efeito de sentir; resultado da sensação proveniente do trabalho interior do espírito, afetado por uma causa interna ou externa; manifestação do que se sente; percepção das coisas por meio dos sentidos; excitação da alma no que se refere ao coração e não à razão; afeição benévola.

Ouvimos sempre falar do amor ou de amor, mas afinal o que é amor? Mais do que palavra, ele é uma expressão do que se sente. Difícil é tornar claro, inteligível, expor, explanar, justificar, explicar, propor uma resposta que nos leva a conhecer a causa ou a origem de coisa tão difícil de esclarecimento satisfatório.

A passagem do Evangelho de João, capítulo 3, verso 16, talvez seja o texto bíblico mais conhecido em todo o mundo, ele diz que “Deus amou tanto o mundo que deu seu filho único”. Amor esse que não se restringe somente em sons articulados ou representados graficamente, mas passa da simples retórica para a ação prática. Deus amou tanto o ser humano que criou que enviou o seu único filho como manifestação pública desse amor.

Quando Jesus nasceu, Deus estava dizendo: eu amo vocês. Quando Jesus pregava a boa nova do Evangelho e fazia milagres, sinais e prodígios; Deus estava dizendo: eu amo vocês. Quando Jesus foi morto na cruz, Deus estava dizendo: eu amo vocês. Quando Deus ressuscitou Jesus dentre os mortos, Ele estava dizendo: eu amo vocês!

O apóstolo João descreveu Deus como Amor. “Deus é amor”, escreveu ele. João não chegou a esta conclusão simplesmente por ouvir falar, mas porque conheceu o próprio Amor de Deus através do Seu filho. Ele viu o amor em carne e osso, humanizado na pessoa de Jesus Cristo.

O amor é mais do que palavras ditas ou escritas é também sentimentos expresso em ações práticas de amor.

A origem do amor é Deus e o ser humano é a sua causa. Imagine só que o Ser Supremo do Universo criou o homem (à sua imagem e semelhança) somente para ter uma amizade recíproca com ele. A Bíblia diz no livro de Gênesis que Deus andava no Jardim do Éden na viração do dia para conversar com Adão e Eva.

Deus poderia passar a eternidade proseando com os anjos, mas Ele escolheu o ser humano (menor que os anjos) para ser Seu amigo, para conversar sobre coisas grandes e coisas pequenas. E para isso Deus criou a luz, o dia e a noite; a terra, a relva e as árvores; o sol, a lua e as estrelas; os peixes, as aves, e todos os seres viventes. Isso não é amor? E se já não bastasse, Deus enviou Seu único Filho para nos salvar!

Se o amor pode ser explicado, Deus é amor! Amamos porque Deus nos amou primeiro. E se amamos a Deus, devemos amar também o próximo. Quem não ama o seu próximo, não ama a Deus, porque Deus é amor. Temos a essência do amor em nós. Que o amor seja o nosso maior objetivo como seres humanos.

A primeira carta do apóstolo Paulo aos Coríntios, capítulo 13, diz como deve ser o amor: “... O amor é muito paciente e bondoso, nunca é invejoso ou ciumento, nunca é presunçoso nem orgulhoso, nunca é arrogante, nem egoísta, nem tampouco rude. O amor não exige que se faça o que ele quer. Não é irritadiço, nem melindroso. Não guarda rancor e dificilmente notará o mal que os outros lhe fazem. Nunca está satisfeito com a injustiça, mas se alegra quando a verdade triunfa. Se você amar alguém, será leal para com ele, custe o que custar. Sempre acreditará nele, sempre esperará o melhor dele, e sempre se manterá em sua defesa.”

Urro do Leão

2 comentários:

Claudia Freitas disse...

Que palavra maravilhosa e que Amor Tão Grande recebemos.
Louvado seja Deus!

Assembléia de Deus Missão Apostólica da Fé - ADMAF disse...

É verdade, Cláudia!
Belíssima Palavra e indescritível o Amor de Deus para conosco por meio de Cristo!!
Que este amor esteja sempre sobre sua vida, te inundando de paz e de alegria.
Grande abraço!
No amor do Mestre,
Ministério de Mídia da ADMAF