segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Memorial da AD reúne principais fatos do movimento pentecostal

Instalado na sede da Casa Publicadora das Assembleias de Deus, no Rio de Janeiro, o museu fica aberto à visitação mediante prévio agendamento.

Peças e Histórico dos principais fatos e personagens do movimento pentecostal no Brasil

Criado em 14 de dezembro de 2000, o Memorial das Assembleias de Deus no Brasil intitulado Memorial Gunnar Vingren, reúne fotos, infográficos e objetos pessoais dos pioneiros da denominação. Com as comemorações do Centenário das Assembleias de Deus no Brasil, ele acompanha a programação e viaja pelo Brasil com parte do acervo. Agora, os internautas também podem se informar sobre os fatos históricos do Movimento Pentecostal por meio do link localizado do lado direto da página principal do site do Centenário.

Instalado na sede da Casa Publicadora das Assembleias de Deus, no Rio de Janeiro, o museu fica aberto à visitação mediante prévio agendamento. Alguns dos objetos presentes são a cama, os óculos, a mesa e a máquina de datilografia do missionário sueco Daniel Berg; o bandolim de Emílio Conde, pioneiro da imprensa pentecostal do Brasil; a máquina de costura de Frida Vingren, esposa de Gunnar Vingren entre muitos outros.

Segundo Luciana Gaby, que acompanha as viagens do memorial pelo Brasil, um dos objetos que mais chamam a atenção são as agendas de Gunnar Vingren. “Nelas estão os relatos do missionário do início da fundação das Assembleias de Deus. Ele relata onde esteve, como foi o culto, quantas pessoas foram salvas, quantos batismos aconteceram. Isso emociona o público”, lembra Luciana.

Para guarda, conservação, organização, catalogação e desenvolvimento de todo acervo iconográfico fisicamente guardados na Biblioteca, além de fotos, fitas cassetes, CDs, DVDs, filmes, coleções, revistas e todo material impresso da CPAD, além do Memorial foi recentemente criado na editora o Centro de Estudos do Movimento Pentecostal (Cemp). Chefiado pelo pastor Isael de Araújo, autor do Dicionário do Movimento Pentecostal (CPAD), o Cemp já prepara a organização do memorial por temas e aguarda a doações de material histórico. “Continuamos com a campanha para doação de peças históricas dos pioneiros das Assembleias de Deus. No nosso acervo, temos informações sobre a CGADB, a CPAD, personalidades do Movimento Pentecostal, mídia, além das obras publicadas pela editora. O objetivo do Cemp é ser um centro de referência sobre a história da denominação para pesquisadores”, finaliza.

Fonte: Portal Fiel
Via: www.guiame.com.br

Nenhum comentário: