quarta-feira, 4 de agosto de 2010

LÍDER EXEMPLO OU EXEMPLO DE LÍDER?

O líder nem sempre é exemplo moral, mas pode reconhecer que não seja exemplo

Por: Paulo Angelim

Engolir paradigmas do "management" sem discerni-los faz tanto mal quanto comer sem mastigar. Um dos pratos que tem provocado bastante indigestão nos comedores compulsivos do gurulês (língua falada pelos "gurus") é o que prega que a boa liderança é a que é exercida pelo exemplo. Calma aí, alto lá!!! E quem disse que, necessariamente, o líder é o melhor exemplo? A verdade é que nem sempre é. Sendo assim, seria falso dizer que existe liderança pelo exemplo? Lógico que não. Vamos tomar um chá digestivo e entender melhor esta história.

Quando focamos na questão da liderança pelo exemplo, temos que observar que tipo de exemplo é esse que estamos falando. Na minha opinião, o líder “tem que ser” um exemplo na materialização dos valores que prega, mas “pode ser” um exemplo nas questões técnicas e funcionais, ou ainda nas de comportamento. Se você tem alguma dúvida disso, observe o Bernardinho, técnico da seleção brasileira masculina de vôlei. Ele é um profundo conhecedor de vôlei, e hábil nas competências como técnico; e não poderia ser diferente. Não obstante isso, ele é extremamente temperamental (colérico, às vezes). E quando jogador, anos atrás, na maior parte do tempo amargou o banco de reservas da mesma seleção que hoje treina. Ou seja, ele certamente não se enquadraria como o melhor exemplo na habilidade de jogar ou no comportamento. Mas, quando a questão é sobre os valores defendidos, digo a coerência entre o que defende e o que exige dos outros, e em primeiro lugar de si mesmo, aí sim podemos falar de Bernardinho como um exemplo de liderança pelo exemplo.

Transportando para o mundo corporativo, o líder empresarial precisa sim dar o exemplo. Mas isso não tem nada a ver com incorporar o estereótipo do comportamento exemplar, padrão, ou posar de "Dr. Sabe Tudo Mais Que Os Outros". O verdadeiro exemplo do líder está na coerência em defender e viver os valores que prega e cobra da equipe. Honestidade, assiduidade, planejamento, proatividade, prontidão em servir, organização, busca incansável por resultados, valorização do ser humano, inovação, etc. Estas são apenas algumas poucas virtudes que precisam ser marca registrada de um grande líder. Se não é ele o que mais entende de um certo assunto, não tem problema. Agrega o especialista ao time e deixa que este seja o exemplo técnico. Se não é ele o que tem a melhor oratória para apresentar o projeto para o "board", não tem problema. Carrega o "vendedor" de projetos do time para a sala de reunião, e deixa que seu pupilo faça o show (e não esquece de puxar os aplausos).

Portanto, cuidado com a idéia de que o líder é "O" exemplo. Na verdade, o maior exemplo moral que o líder pode dar é reconhecer que talvez não seja o melhor exemplo. Minha recomendação: siga este exemplo, e seja um exemplo de líder.

Data: 4/8/2010 09:19:05

CREIO

Nenhum comentário: