quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Censo Escolar 2009 aponta aumento de matrículas no Ensino Médio em zona rural

No Brasil existem hoje 52.580.452 estudantes na Educação Básica e um total de 197.468 escolas. Estas informações foram apresentadas no resultado do Censo Escolar da Educação Básica que, anualmente, coleta dados de todas as escolas do País e traça um retrato fiel da realidade educacional brasileira. Educação Básica compreende a Educação Infantil (creche e pré-escola), o Ensino Fundamental (1º a 9º ano ou 1ª a 8ª série), o Ensino Médio, a Educação Profissional, a Educação Especial e a Educação de Jovens e Adultos (nas etapas Ensino Fundamental e Ensino Médio).

O Censo Escolar da Educação Básica mudou em 2007, quando foi implantado um novo sistema de coleta de dados: o Educacenso. Com ele a informação foi individualizada – já que as escolas precisam preencher um cadastro para cada aluno, professor, turma e também um formulário geral para a escola. O grau de detalhamento permite a elaboração de políticas eficientes de médio e longo prazo com o objetivo de otimizar o sistema educacional. Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia responsável pelas estatísticas educacionais, se referem ao número de matrículas e infra-estrutura, e estão detalhados por unidade da federação, categoria administrativa, localização geográfica e etapa de ensino. Na Educação Infantil houve ligeiro aumento, de 0,6% - devido ao crescimento no número de matrículas educacionais em creches, que foi de 8,3%. Já a pré-escola apresentou queda de dois pontos percentuais, resultado do aumento das escolas que aderiram à Educação Fundamental de nove anos. Esta etapa, por sua vez, apresentou os mesmos índices percentuais de redução de matrículas com relação a 2008: 1,2%, índice que cai para 0,3% no que se refere ao Ensino Médio. Em termos de matrícula global, com relação ao ano passado, percebe-se uma ligeira queda de 1,2% com relação ao censo anterior. A grande alta apresentada se refere à Educação Profissional, que foi de 8,3% em um ano.

Do total de matriculados, 86,1 % estão em escolas públicas e 13,9% estudam em escolas da rede privada. As redes municipais são responsáveis por 46,2% de matrículas. No que se refere à localidade geográfica, as matrículas na zona rural aumentaram nos segmentos creche (5,7%), ensino médio regular (9,4%) e Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (7,3%). Consulte o relatório na íntegra pelo endereço www.inep.gov.br.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Nenhum comentário: